O Projeto de Vida é o foco para o
qual devem convergir todas as ações educativas do projeto escolar, sendo
construído a partir do provimento da excelência acadêmica, da formação para
valores e da formação para o mundo do trabalho. O Modelo Pedagógico é
constituído para assegurar a construção do Projeto de Vida. Desse modo, sendo
uma prioridade no Modelo Pedagógico, o Projeto de Vida é um esforço concentrado
para atingir um determinado fim. Esse esforço se desdobra em diversas
atividades e pressupõe a definição de objetivos, de um plano para alcançá-los e
de suas respectivas ações. Cada aluno deve materializar seu projeto de vida em
um documento escrito a ser constantemente revisado, tendo um professor
responsável que assume a tarefa de orientá-lo, tanto na construção inicial
quanto no seu constante aprimoramento. A aquisição das aprendizagens oferecidas
pela escola ao jovem é um elemento fundamental para a construção do Projeto de
Vida. Parte-se, aqui, da constatação de que não basta que a escola ofereça boas
aulas, é igualmente necessário que haja interesse por parte dos jovens em
participar ativamente do processo ensino e de sua aprendizagem. Esse interesse
recebe um importante reforço quando o jovem possui um projeto, um objetivo, um
desejo direcionado, bem como a consciência de que a realização de seus sonhos
depende daquilo que ele puder aprimorar de si mesmo, com a escola. Assim, cabe
à escola oferecer recursos para que os jovens consigam atingir seu objetivo
final. O aluno, ao querer o fim (seu projeto de vida, a realização dos seus
sonhos), passa a querer os meios (as atividades escolares).
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