Os Clubes Juvenis, espaços
destinados à prática do Protagonismo Juvenil, principalmente quanto à autonomia
e à capacidade de organização e gestão, são concebidos para se constituírem a
partir dos interesses dos estudantes, havendo, porém, a ressalva de que eles
devam sempre atender a exigências de relevância para a formação escolar. Para
que um Clube Juvenil possa ser formado, é preciso que os alunos interessados
proponham uma forma de organização para o clube e metas a serem atingidas.
LÍDER DE TURMA
Líder de Turma é uma das práticas
e vivências do Protagonismo Juvenil. Nesta prática, os jovens têm a
possibilidade de exercer a sua capacidade de liderança a serviço do
desenvolvimento de sua turma, servindo de exemplo e referência para os seus
colegas, inspirando-os e contribuindo para a mudança de suas posturas,
apoiando-os no envolvimento das soluções que dizem respeito a tudo aquilo pelo
qual ele desenvolve uma atitude de não indiferença seja em relação à escolar, à
sua comunidade, às pessoas etc.
A rotina escolar é organizada de
modo a comportar reuniões periódicas desses líderes com a equipe gestora da
escola, de modo a viabilizar sua participação sem comprometimento das demais
atividades. Por meio da atuação dos líderes de turma, as escolas de Ensino
Integral pretendem, por um lado, ampliar os espaços de manifestação do
Protagonismo Juvenil e, por outro, aprimorar sua gestão escolar, garantindo a
participação de seus alunos.
ACOLHIMENTO
O Acolhimento é a primeira etapa da construção
do projeto de vida dos alunos que ingressam no Ensino Integral. Em razão disso
ele é a primeira atividade pedagógica do ano letivo das escolas de Ensino
Integral e um importante diferencial do Programa. O Acolhimento acontece nos
primeiros dias de aula e durante esse período os alunos são recepcionados na
escola não por adultos, mas por um grupo de jovens que já passaram pelo Ensino
Integral, e que vivenciaram os princípios educativos dos 4 Pilares da Educação
e os conceitos e metodologias do Protagonismo Juvenil e do Projeto de Vida.
Durante o Acolhimento os jovens apresentam aos novos estudantes a equipe
escolar, os ambientes da escola e os fundamentos do modelo. Este é um
importante diferencial posto que os conceitos principais do modelo escolar são
explicados por jovens para jovens. Porém, a etapa principal do Acolhimento
consiste de atividades e dinâmicas de grupo que objetivam despertar nos novos
estudantes os valores e as bases para a sua formação como cidadão autônomo,
competente e solidário. As dinâmicas devem levar os estudantes a iniciar a
construção de seus Projetos de Vida por meio da reflexão sobre os seus
objetivos e sonhos. O Projeto de Vida é trabalhado e revisado durante todo o percurso
escolar, inclusive com aulas específicas.
0 comentários:
Postar um comentário